Como ser reconhecida nas redes sociais?
Roberta Souza e Silva
16 Novembro, 2021
Há pouco tempo, cerca de 20 anos, profissionais liberais terminavam a graduação, colocavam a placa no consultório, do lado da de seus pais e pronto, era só sentar e esperar pelos clientes.
Hoje, em um mundo com tantos bons profissionais, por que a placa já não é mais suficiente? Por que profissionais liberais como médicos, dentistas, arquitetos, advogados e pequenos empreendedores estão cada vez mais buscando formas de serem reconhecidos em seus mercados?
Assim, começamos a entender a importância do branding. Ou seja, da forma como estamos sendo vistos e lembrados pelas pessoas. O que esse patrimônio está representando para a nossa carreira? Sendo o branding um conjunto de atributos que nos diferencia e que, se bem articulados, valem bem mais que a placa no escritório ou que o último diploma pendurado.
Algumas formas de você conquistar seu espaço no mercado utilizando, principalmente, o convite que as redes sociais nos faz diariamente:
- apareça falando sobre o que você sabe e o que acredita da sua área: sua voz e seu rosto ficarão cada vez mais familiares para o seu público - toda familiaridade gera confiança, e toda confiança gera venda;
- seja intencional na sua fala: tudo que vem de você, comunica - esteja atento a tudo que você mostra e como se apresenta - esses sinais vão construindo quem você é na mente das pessoas;
- prepare o que vai falar: abra um assunto, faça a análise e feche com seu conhecimento/experiência;
- aceite convites para lives, palestras ou qualquer forma de seu nome aparecer nos lugares ( e com pessoas) onde seja interessante para a sua marca;
- seja disponível: construção de um nome forte no mercado tem muito mais a ver com disponibilidade para conversa do que propriamente quanto você tem para investir;
- seja seu próprio marketing: além de se conectar com o negócio de verdade, você notará que as pessoas sentirão autenticidade no processo;
- seja constante: se você começou esse relacionamento com seu público, não pare. cliente é como casamento, esteja presente;
- não confunda íntimo com pessoal: você pode ser pessoal, falar de você, mostrar alguns recortes da sua vida sem ser íntimo - aliás, ser pessoal é uma característica que eleva sua força no mercado;
- as pessoas compram de você, não compram a sua técnica, a técnica é commodity: é por esse motivo que você precisa dar o tom dessa conversa - o público escolherá por profissionais que estejam alinhados com seus valores morais;
- mostre sua paixão pelo que faz: além de causar diferenciação, as pessoas terão admiração pelo profissional que você é e automaticamente, o indicarão.
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