Os 5 passos para criar seu produto digital

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
4 Junho, 2024

Há uma forma correta de fazer atividade física.
Há uma forma correta de fazer uma realimentação alimentar.
Há uma forma correta de fazer sobrancelhas.
Também há uma forma correta e profissional de como criar um produto digital.

Nesses 5 anos que estou no digital, criei todos os meus produtos, e todos venderam porque eu sempre cumpri cada etapa necessária do processo.

Todos os meus produtos venderam 5 dígitos, desde o primeiro lançamento que fiz.

Vou mostrar para você os 5 passos fundamentais para você criar um produto digital através da sua história, do seu conhecimento e experiência.

A forma que você conduzirá a criação do seu primeiro produto digital vai revelar o tipo de profissional e de entrega que você quer fazer!

Por que você deveria seguir os passos?

Cada vez mais pessoas entrarão no digital.
Imagine que o digital é um shopping GIGANTE, onde todos os dias mais e mais lojas abrem lá.
Mercados tão grandes, devoram quem não está minimamente estruturado.

Não estou falando sobre ser PEQUENA, estou falando sobre ser PROFISSIONAL desde o início.
É aqui que mora a grande chave da diferenciação.

Se você quer ser uma profissional respeitada desde o início nesse grande mercado, não pule etapas e faça o trabalho bem feito. E esse é o caminho que vou mostrar para você hoje.

Maiores erros de quem vai para o digital:

  1. Achar que vai vender muito "logo de cara";
  2. Achar que vai trabalhar menos;
  3. Não se preparar para criar e lançar seus produto da forma correta;
  4. Sair gravando o curso, ter uma página de vendas e achar que isso é o suficiente;
  5. Achar que o produto vai vender sozinho enquanto você dorme.

E qual a maior dificuldade das pessoas que querem ir para o digital?

Transformar todo o seu conhecimento em um produto que venda e que, por consequencia, seja um negócio lucrativo.

Vamos ao passo a passo:

PASSO 1: Planejamento

É a hora de organizar todas as suas ideias vindas de toda a sua trajetória e conhecimento.

Elas precisam passar por uma série de filtros até que se chegue em uma IDEIA QUE VENDA.

Vou deixar para você três perguntas norteadoras para você começar a desenhar esse produto:

  1. Sobre quais assuntos as pessoas pedem conselhos para você?
  2. O que você sabe em sua profissão que pode ajudar outras pessoas a crescer profissionalmente?
  3. Quais são as constatações e conclusões que você tem da sua carreira hoje? O que você percebe sobre o tipo de clientes que atrai, sobre os resultados que gera, sobre o modo como você trabalha e como isso impacta a vida das pessoas? Traga essas informações para uma lista.

PASSO 2: Desenho do Produto

O desenho do produto está ligado aos resultados que você já constata da sua carreira.
Afinal, você ensinará pessoas sobre aquilo que você já alcançou e conquistou.

De forma prática, você vai:

  1. Selecionar de 5 a 10 assuntos (é só um exemplo) que vão compor seu curso ou mentoria.
  2. Criar uma sequencia lógica para esses conteúdos para que sua aluna entenda exatamente seu método.

Lembre-se: você será uma professora para adultos. Sugiro que você leia sobre ANDROGOGIA: que é a arte de ensinar para adultos.
Além de um bom produto, ter paixão por ensinar vai fazer toda da diferença, inclusive, no resultado da sua aluna.

PASSO 3: Testagem do produto

Essa é uma das parte MAIS IMPORTANTES.

Você precisa entender se aquilo que criou, tem fit com o mercado, ou seja, se ele atende necessidades reais do seu público.

Existem várias formas de testagem: eu sempre fiz testagem online e presencial.

Presencialmente, fiz testagem através de palestras gratuitas que organizava. Notei que as pessoas tinham muito interesse no assunto quando elas começaram a esgotar as palestras em menos de 24horas.
Até hoje faço eventos presenciais de forma pontual, seja para testagem como para lançamentos.

E, de forma online, você pode testar de forma rápida e zero investimento criando conteúdo estratégico e masterclass.

Existem formas estruturadas e específicas de como montar uma masterclass para que o seu cliente associe você e sua história com aquele produto que você está apresentando.

Tudo precisa estar conectado para você se sentir bem e para a pessoa reconhecer em você alguém que pode ensinar.

PASSO 4: Validação do produto

É quando você testa o seu produto com uma pessoa ou um grupo de pessoas.

Eu fiz a primeira validação num grupo de 10 pessoas.
Passei a registrar os encontros, pegar os depoimentos e falar sobre o que eu tinha criado.

Perceba que cada etapa se encaixa com a anterior.

Além de um bom produto, você precisa aprender a VENDÊ-LO e mostrá-lo de forma ESTRATÉGICA.

Minha primeira turma de mentoria presencial foi em setembro de 2017, e só parei em março de 2020, por causa da pandemia.
Foram 15 turmas presenciais, uma atrás da outra.
300 profissionais foram atendidos pela minha metodologia, com excelentes resultados:

  1. Aumento de faturamento;
  2. Criação de novos serviços/produtos;
  3. Definição de posicionamento;
  4. Estruturação do negócio.

PASSO 5: Lançamento

Durante o ano de 2019, gravei o curso chamado de Elemento Beta (versão online das mentorias) uma vez que ele estava totalmente validado e gerando grandes resultados para os mentorados. Criei e investi em um evento para 700 pessoas para marcar os 10 anos de carreira e lançar meu primeiro produto digital.
(Isso aconteceu 4 meses antes da pandemia).

Tenha em mente:

  • Sua história sempre será seu ponto de partida.
  • Além de criar, você terá que validar seu produto, para saber se ele funciona e quais resultados gera.
  • É possível fazer testagem e validação de forma on-line e trazer velocidade para essa etapa.
  • Sempre trabalhei o presencial (eventos e palestras) para dar reforço no on-line. Funciona muito!
  • Cada negócio é único e deve ser estudada uma estratégia para cada etapa.

Mas o mais importante pra mim é que todos o meus produtos tem minha completa IDENTIDADE. É assim que tudo vale a pena pra mim.

Nesse processo todo, eu nunca aceitei nada imposto ou robótico só para vender. Além da técnica bem feita, leve isso também como um princípio imutável. Siga sendo você. Sempre.

Faça da forma correta e demonstre seu profissionalismo!

Negligenciar uma etapa pode custar todo o processo.

Cada negócio é único e deve ser estudada uma estratégia para cada etapa - exatamente o que faço com cada mentorada através de um Plano de Ação especialmente desenhado para o negócio de cada uma delas.

O mais importante de tudo: a matéria-prima de todo o processo é a identidade delas - pois tudo nasce de quem somos - inclusive nosso produto digital.

Crie seu produto digital da forma correta e profissional, considerando seu conhecimento, sua história e, principalmente, quem você é.

Só assim você conseguirá se manter forte - não só no início - mas a longo prazo da sua carreira.

Saiba mais sobre como posso ajudar você a criar e vender seu produto digital, clicando aqui.

Os passos que você vai dando no processo, vão preparando você e sua audiência para tudo o que está por vir.

Esse é o caminho que proponho para minhas mentoradas: se você entra no digital só em busca do dinheiro, você perdeu o propósito. E terá que voltar ao início do jogo.

Com amor e entusiasmo,
Roberta Souza e Silva

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