Por que você deveria fazer marketing sendo profissional liberal?

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
23 Agosto, 2022

Se você é dentista, médica, advogada, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta, esteticista, biomédica ou qualquer outra área que trabalhe com prestação de serviços, saiba porque um bom marketing pode garantir o crescimento do seu nome no mercado.

Até pouco tempo atrás, a gente acreditava que para ser a melhor profissional da nossa área, a gente tinha que saber muito. Por isso, a gente foi fazendo um curso técnico atrás do outro, não foi bem assim?

Até o momento em que você se pergunta o porquê sua conta bancária não condiz com o tanto que você investiu na sua carreira em conhecimento.

E nessa hora você se dá conta de que passou a vida querendo melhorar a técnica, ser a melhor nisso e esqueceu que toda técnica precisa ser vendida.
Esqueceu a importância de saber se vender.

Esse é o motivo pelo qual você vê pessoas que talvez tenham menos experiência e menos conhecimento - mas que fazem um pouco de marketing - e estão com a agenda cheia, sendo disputadas e comentadas. Essas profissionais entenderam que empreender é mais do que o saber técnico.

Nessa hora, é provável que você esteja pensando, coisas do tipo:

  1. mas eu não gosto de fazer marketing, é "forçar a barra" demais.
  2. eu não gosto de quem faz marketing, sinto vergonha pela minha profissão.
  3. minha profissão não permite isso.
  4. eu não preciso disso para crescer - "o boca a boca está bom".
  5. eu não quero ter que fazer nada disso - eu só quero atender.
  6. "ah, eu tô fora, Roberta."

Marketing não é Publicidade: entenda a diferença

A primeira premissa é entender que marketing NÃO é publicidade.
O Manual de Publicidade Médica, por exemplo, proíbe falar de um aparelho ou uma máquina como vantagem competitiva. Proíbe também que se faça publicidade de modo a "angariar clientela". Esse cuidado também se vê na área do Direito.

E nem é isso que eu aconselho que você faça.
Marketing é tudo que gera VALOR para o seu negócio. E é aqui que seu conhecimento entra, a gente só precisa espalhar melhor isso.
E é exatamente aqui também que portas se abrem pra nós - caso sua profissão seja regida por um Código de Ética Publicitária.

Quando o Marketing passou a ser uma opção ética e informativa?

O Marketing, como filosofia, tem como objetivo chamar a atenção do cliente, mostrando o valor que seu trabalho tem.

E como você pode fazer isso no SEU negócio e na sua carreira, de forma ética e ainda assim conseguir ser vista e escolhida pelo seu cliente?

O Marketing ajuda seu futuro cliente a pensar sobre o que você vende, mesmo que você não tenha ofertado nada.

O Marketing de Conteúdo é a resposta!

O Marketing de Conteúdo é uma forma de você criar conteúdos relevantes e informativos, que naturalmente chamará a atenção do cliente - sem ser uma publicidade direta e incisiva.

Falar sobre sua área de maneira INFORMATIVA não é proibido, muito pelo contrário, é um favor e um serviço para as pessoas.

As pessoas estão buscando fontes seguras e éticas para entenderem melhor sobre determinados assuntos. Elas leem no Google uma descrição do que procuram, mas daí, em seguida, podem cair no seu site e lerão algo que VOCÊ escreveu sobre aquilo (talvez seja exatamente isso que aconteceu com você agora, você pode ter "caído" aqui) ou podem ver que você tem conteúdos em outras redes.

Pensa o quanto pesa você estar buscando uma informação importante e se depara com um profissional falando sobre aquele assunto de uma maneira tão apropriada, segura e honesta?

Passar uma informação segura é o que as pessoas mais buscam num especialista. As pessoas estão tão inseguras recebendo tão carga de informações que não sabem mais em quem confiar. Pense em você ser essa fonte confiável para elas.

É aqui que entra a força do Marketing de Conteúdo para os profissionais liberais.

Razões para você utilizar o Marketing de Conteúdo:

  1. Aumenta vendas porque aumenta o interesse das pessoas no que você vende.
  2. Ajuda o cliente a fidelizar com você: já que você está sempre alimentando-o com informações importantes.
  3. Aumenta sua visibilidade nas redes ou outros canais que for utilizar (Google, Youtube).
  4. Criar um movimento em volta do seu nome.

7 formas de você fazer um bom Marketing de Conteúdo:

  • O que você faz quando vê um bom conteúdo? Dá like, compartilha, salva...e o melhor, fica com vontade de ser atendida por aquela pessoa, né? Aqui começa, naturalmente, o interesse das pessoas pelo seu trabalho. Então, a primeira coisa é: observe dos conteúdos que você consome, o que VOCÊ gosta de consumir, isso pode ser um direcionador pra você;
  • Eduque seu cliente: cada cliente está num momento específico. Pense, por exemplo, em falar sobre emagrecimento. Há quem está com obesidade, há quem está com o corpo em dia e quer otimizar resultados e saúde. Consegue compreender que cada momento e tipo de cliente (nicho) exige informações diferentes?
  • Divida, então, assim: clientes que não sabem nada sobre o assunto; clientes que tem consciência do assunto, mas ainda não investem nisso; e clientes que sabem muito e que estão super prontos para comprar logo - esses geralmente são os que decidem por comprar ou marcam um atendimento sem muita conversa.
  • Tenha um blog, como esse: um ótimo espaço para você escrever a técnica mas também levar um pouco sobre você junto na informação, sabe? Aproxima e gera confiança.
  • Use a rotina como a principal fonte de inspiração para produzir conteúdo: cliente chegou com uma dúvida, depois que ele sair, pega o celular, faz um vídeo, faz stories, fala sobre como você vê e trata aquilo.
  • MUITO IMPORTANTE: na hora de produzir conteúdo, lembre-se de começar a falar pensando no problema que seu cliente tem na cabeça. Exemplo: eu vendo o Elemento Beta que é um curso que te ajuda a ser reconhecida no seu mercado, que faz você ser bem paga.
  • Dentro do curso, eu ensino marketing, organização, gestão, modelo de negócios...Pensa agora comigo, se eu criar um conteúdo assim: "entenda o porquê o marketing é importante" não é nada atraente, é muito google, né?!
  • Eu posso então dizer: Você gostaria de ser uma profissional escolhida pelo seu mercado mesmo tendo um preço acima do seu mercado?" Mudou, não mudou?
  • Esse é um dos "segredos" do marketing: mirar naquilo que o seu cliente tem de dúvida e usar isso como pergunta de início de post ou vídeo - e então vir com a explicação técnica depois.

Quais as vantagens de você fazer seu próprio marketing:

  1. Fica natural e você "coloca sua cara no sol" , o que é muito relevante num momento de construção de autoridade.
  2. Mostrar seu rosto é muito importante: quando a gente olha para alguém pela primeira vez, a conhece. Depois, se enxerga mais vezes, aquilo se torna familiar. Tudo que é familiar, é confiável. E confiança, vende.
  3. Você passa a ser escolhida pela pessoa que você é, além da técnica que utiliza;
  4. Você se coloca como alguém que quer ter um relacionamento com as pessoas -uma habilidade social importante de se ter.
  5. Você passa a se tornar referência para as pessoas - elas passam a querer ouvir o que VOCÊ tem a dizer sobre determinado assunto.
  6. Você passa segurança pela forma que transmite seu conhecimento.
  7. Você mostra seus valores quando verbaliza as palavras, ou quando mostra coisas que gosta de fazer ou ler - mais do que nunca buscamos por pontos de conexão e identidade com pessoas que vamos contratar.

Eu defendo muito a ideia de que nós, enquanto profissionais, podemos e devemos ter a nossa liberdade de criarmos nosso conteúdo.
Você pode contratar quem ajude você? Pode, claro.
Entretanto, a ideia central aqui é trabalhar com os recursos que você já tem, usando a sua autenticidade. Sendo você.
Existe um "quê" especial (acho que isso é meio antigo de se dizer, né hehe) quando a mensagem é passada na naturalidade, sabe?
O essencial é simples.
E, nesse processo, cada um vai encontrar seu jeito.

Talvez você goste de gravar podcast.
Talvez se adapte em fazer lives frequentes.
Talvez goste de stories (é o meu jeito preferido, porque sai naturalmente com as coisas do dia a dia).
Talvez resolva ter um blog.
Talvez queira arriscar num primeiro ebook.

O fato aqui é: não importa!
Se não conseguir fazer em um dia, faz no outro. E assim por diante.
Não paralisa porque hoje não deu.

Você precisa se EXPERIMENTAR - sem forçar nada, sabe?
Tem que ser massa, sabe? Você tem que curtir fazer.

"Ah, preciso fazer isso porque todo mundo fala que tem que ser assim".
Lembra da mãe e pensa: "mas tu não é todo mundo, meu filho" hehehe

De fato, não somos.
O mais legal é você ir se descobrindo, sem deixar de pensar no fundamento por trás disso: distribuo informação porque sei o valor que ela tem, auxilio pessoas com esse conhecimento, porque vou falar sobre o que eu sei e de minha experiência, e contribuo para minha visibilidade no mercado.

Sim, não há nenhum problema em ser visto.
Não há nenhum problema em querer ser escolhida no seu mercado.
Não há nenhum problema em vendermos nossas ideias.

Nós estudamos muito para ficarmos escondidas.

Com amor,
Roberta Souza.

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