Você se sente uma estranha no seu mercado?

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
22 Setembro, 2023

No mundo dos negócios, falamos muito sobre posicionamento:
“Encontre seu lugar no mercado”
“Posicione-se para ser vista”
“Posicionamento faz você vender mais.”

O que acontece, na prática, é uma profissional ainda mais desorientada quando pensa nesse assunto.

Você se pergunta COMO fazer isso.
Quer ver um exemplo bem prático? Você vai fazer fotos profissionais. Ótimo!
Mas aí vem a pergunta:
Que roupa uso?
Que pose eu faço?
Quais lugares faço as fotos?
Qual maquiagem?

Uma resposta padrão seria:
Dependendo de como você quer ser vista, você vai construir seu posicionamento.

Até aqui, perfeito!

Agora pensa uma coisa comigo: para você saber como construir seu posicionamento, é fundamental que você saiba quem é. Caso contrário, você vai se basear em tudo o que existe, esquecendo de olhar pra dentro de você - que é a parte mais importante da história toda.

(Não vai ficar mais fácil, mas vai ser revelador. Segue comigo).

Miramos sempre no que falta e esquecemos quem já somos.

Você, hoje, é alguém que tem sua experiência, mesmo que você tenha 18 anos. Experiência não é sobre idade, é sobre o que você apreendeu (isso, apreendeu) de cada coisa que te aconteceu. É mais do que aprender, é interiorizar um aprendizado.

Essas experiências já foram revelando características suas, virtudes suas - como coragem, ousadia, criatividade, organização, você foi se dando conta de atributos que te definem. Você foi experimentando projetos, forma de fazer as coisas, você se interessou mais por determinados assuntos… tudo isso vai mostrando quem você é.

Sua identidade é sua essência divina. É aquilo que você faz e parece que o tempo parou, você não sente fome.
É aquele sentimento de “eu nasci para fazer isso.”
(Se você ainda não descobriu, minha orientação é que experimente coisas novas).

Identidade é aquela chama que acende dentro de você e parece que ela aponta um caminho a seguir.
Identidade é sobre SER VOCÊ, e entender que você é aceita no mundo como você é. Desenvolvendo as habilidades que você trouxe de berço.

É aquele tesouro escondido que Deus colocou dentro da gente - e a gente insiste em procurar em todos os lugares, menos em nós mesmos.

Na falta de saber quem você é, não ter convicção do indivíduo que você é, você pode conquistar milhões, mas talvez não terá conquistado a si mesma. Ter tudo é ter a si mesma.
Veja: não é sobre dinheiro, é sobre liberdade interior para viver sua essência.

E por que então identidade vem antes do posicionamento?

Quando você sabe quem é, você se posiciona e então, AVANÇA.

Vale para a vida, vale para o negócio.

Seja para fazer seu negócio funcionar, seja para ter uma relação melhor com você mesma, seja pra começar uma atividade física, o ponto central sempre será:

Quem é você e o que você quer construir para a sua vida!

Quando você vive sua real identidade, você inspira pelo exemplo do que se propõe a viver e a construir. Sua vida passa a ser algo que vale a ser vivido e contado.

Esse papo é tão sério porque o mundo hoje quer confundir sua identidade, por isso é que frequentemente você se sente uma “estranha no ninho.”

E, por não saberem quem são, as pessoas estão paralisadas, se sentindo frágeis e impotentes, olhando pra tudo, menos para elas mesmas.

Não precisamos de manipulação para caminharmos.
Precisamos encontrar nosso próprio ritmo de viver e empreender a partir de quem somos.

Pode parecer muito filosófico esse papo, e até mesmo sem aplicabilidade prática num primeiro momento, mas a grande verdade é que pessoas que alcançam sucessos em suas vidas, independente de qual aérea, sabem muito bem quem são e são apaixonadas pelas visões que carregam. Elas são fiéis a si e inspiram pela sua convicção, não é verdade?

Tudo começa em você acreditando em quem é.
E, mais do acreditar, é saber e reconhecer quem você já é.

Um exercício que você pode fazer hoje é: pense no que você ama fazer, pense no que você é bom em fazer, o que você pode ser pago para fazer e o que o mundo precisa disso que você tem.

Essa pode ser uma raiz de você começar a empreender pela sua identidade OU aprimorar seu atual negócio, para que tenha ainda mais originalidade utilizando seus dons.

Com amor,
Roberta Souza

Continue lendo:

Como fazer o cliente ver o valor do seu trabalho?

SUA HISTÓRIA Você precisa entender quais desafios da sua história são marcantes e como contá-los para inspirar o...

Melhore na vida e nos negócios com esses 6 insights que tive na natação!

Uma vez, uma amiga me disse assim: “Para quem está com os olhos abertos, tudo vira uma escola.” Lição 1) AMBIENTE...

Jamais aceite que tirem de você a razão pela qual você acredita que merece viver!

Minha razão de viver é a partilha. Eu aprendi a partilhar comigo, imitando ser professora, aos 7 anos, para alunos...