Foi muito difícil de marcar uma consulta no Rio, mesmo sendo particular.
Pedi alguns contatos de médicos para umas amigas daqui, entrei em contato com todos os nomes que elas me passaram. Todas sem horário.
Entretanto, uma das médicas retornou a mensagem dizendo: "eu não posso te atender, pois estou fora do consultório, mas consegui uma colega para te atender ainda hoje."
EU NUNCA MAIS ESQUECI DELA.
Acabei não precisando ir na médica que ela conseguiu.
E o número dela, então, foi o único número que salvei no meu celular.
Recentemente, precisei agendar uma nova consulta e de quem lembrei? Dela.
Cheguei no consultório, no dia da consulta, ela me abraçou e me beijou.
Já adorei aquilo.
Na sala de atendimento, um sofá e duas poltronas a frente.
Me acomodei então, em uma das poltronas, e ela diz, sentando no sofá:
"Senta aqui, apontando com a mão o espaço que estava vazio ao seu lado."
O que ela quis me dizer com aquele gesto?
Eu não te conheço, não sei quem tu é, mas se você está aqui, eu estarei contigo.
(Eu tenho vontade de chorar só de pensar na humanidade de um gesto assim. Quando eu me emociono lembrando disso, eu reitero a minha missão de crer que profissionais são anjos disfarçados. E eu só preciso lembrar para você de que o que você sabe salva outras pessoas.)
Voltando...
Ela não quis só saber o que me levava até lá, ela quis entender toda a dinâmica da minha vida: o que eu fazia, perguntou do namorado, quem ele era, o que fazia, como era nossa relação, perguntou do meu trabalho, porque vim pro Rio...
Ao ler meu sobrenome, Souza e Silva, disse: "eu tive um professor com esse MESMO sobrenome, ele me marcou muito, porque ele não me ensinou só a ser médica, ele me ensinou o que era olhar para as pessoas com humanidade." (Teu professor estaria feliz vendo tu me atender naquele dia).
Ela me atendeu por 2 horas, sem nenhuma pressa, sem o celular na mão, ela estava completamente inteira no que estava fazendo.
Estava atenta a mim e nas minhas questões para então poder ofertar o melhor caminho dentro do contexto da minha vida.
VEJA: É MUITO MAIS QUE ESCREVER UMA RECEITA.
É muito mais que o exercício excelente da técnica.
Não seremos profissionais de valor exercendo e dominando técnicas, apenas.
Há poucas semanas, retornei ao consultório.
Ela parecia que tinha escrito tudo, lembrava o nome das pessoas importantes pra mim, perguntou por elas.
Cheguei em casa tão impactada, fiz uma live sobre ela, sem citar seu nome, claro.
Ela tinha me inspirado tanto, e como trabalho sobre como gerar valor em negócios, passei o impacto positivo adiante.
Eu estava tão grata - vai dizer que tem sensação melhor do que tu estar precisando de ajuda e tu encontra alguém especializado e humano para te atender?!
O que aprendemos com essa história?
GERAR VALOR É OLHAR PRA DENTRO DO SEU NEGÓCIO.
Quanta gente está buscando gerar valor para o seu negócio olhando pra fora: vendo o que outras pessoas estão fazendo de bom, sem perceber o que já tem de bom dentro de si e do negócio, sem explorar o que você naturalmente faz bem.
De repente está forçando fazer algo só para conseguir se posicionar, enquanto que na realidade não está totalmente feliz com aquilo - os clientes notam, acredite.
E, perdendo o tempo fazendo algo pela aparência, desperdiça pontos simples que você pode explorar como competências diferenciais para o negócio.
E olha, que interessante: não estamos falando de nada disruptivo, estamos falando de FAZER O SIMPLES COM A MÁXIMA DILIGÊNCIA.
(adoro essa palavra que Salomão usava, pois representa mais que excelência, é cuidado e presteza extremos).
Não é sobre um lugar para se chegar.
É agir por e com excelência no dia a dia.
NUM MUNDO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E DISRUPTIVAS,
O COMUM FEITO COM DILIGÊNCIA TORNA-SE O EXTRAORDINÁRIO.
Quem gera valor, automaticamente, é um líder.
Mais do que líder do seu mercado, primeiro, você precisa ser líder do próprio negócio.
E é exatamente o que aprendemos com a minha gineco.
Ela não está olhando pra fora em busca da receita mágica dos negócios,
ela está olhando para dentro do negócio, ela está olhando no olho do paciente, e nisso ela encontra, em cada detalhe, ONDE ELA PODE SER AINDA MELHOR, entregando o SEU MELHOR.
É sobre ser inteira, estar inteira.
É sobre INTEGRALIDADE e MORALIDADE.
Ah, se tivéssemos o olhar mais treinado para nós mesmos!!!
Ela estava feliz fazendo o seu melhor, e eu feliz com o atendimento que recebi.
ISSO É GERAR VALOR.
E te trouxe um exemplo simples e passível pra gente entender o princípio.
COMO VOCÊ PODE SER UM LÍDER MELHOR PARA O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO HOJE?
Profissionais de valor que se sentem líderes,
Fazem bem a si,
Fazem bem aos seus clientes,
Fazem bem ao mundo.
Geram riqueza ao mesmo tempo que geram valor. Para todos.
Percebe a roda sustentável que isso cria?
Pessoas buscam desesperadamente por quem as oriente da forma correta.
E nós somos essas pessoas.
E você está posicionada assim? Mostrando que você é líder do seu negócio?
Antes de querermos ser vistas como líderes do nosso mercado, eu quero te convidar a ser uma profissional ainda melhor.
Mais do que excelente, DILIGENTE! Que não passa desapercebido.
Na palestra online que vou dar, dia 25/10 (quarta que vem), eu vou falar sobre como você pode fazer isso no seu negócio, elevando-o a um patamar de valor, lucro e significado!
Você pode se inscrever gratuitamente aqui, é rápido e simples.
Também tem mais uma surpresa: você vai viajar comigo pois a transmissão da palestra será de um lugar paradisíaco no Rio de Janeiro.
Com amor e muito entusiasmo,
Roberta Souza e Silva.