Se você é dentista, médica, advogada, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta, esteticista, biomédica ou qualquer outra área que trabalhe com prestação de serviços, saiba porque um bom marketing pode garantir o crescimento do seu nome no mercado.
Até pouco tempo atrás, a gente acreditava que para ser a melhor profissional da nossa área, a gente tinha que saber muito. Por isso, a gente foi fazendo um curso técnico atrás do outro, não foi bem assim?
Até o momento em que você se pergunta o porquê sua conta bancária não condiz com o tanto que você investiu na sua carreira em conhecimento.
E nessa hora você se dá conta de que passou a vida querendo melhorar a técnica, ser a melhor nisso e esqueceu que toda técnica precisa ser vendida.
Esqueceu a importância de saber se vender.
Esse é o motivo pelo qual você vê pessoas que talvez tenham menos experiência e menos conhecimento - mas que fazem um pouco de marketing - e estão com a agenda cheia, sendo disputadas e comentadas. Essas profissionais entenderam que empreender é mais do que o saber técnico.
Nessa hora, é provável que você esteja pensando, coisas do tipo:
A primeira premissa é entender que marketing NÃO é publicidade.
O Manual de Publicidade Médica, por exemplo, proíbe falar de um aparelho ou uma máquina como vantagem competitiva. Proíbe também que se faça publicidade de modo a "angariar clientela". Esse cuidado também se vê na área do Direito.
E nem é isso que eu aconselho que você faça.
Marketing é tudo que gera VALOR para o seu negócio. E é aqui que seu conhecimento entra, a gente só precisa espalhar melhor isso.
E é exatamente aqui também que portas se abrem pra nós - caso sua profissão seja regida por um Código de Ética Publicitária.
O Marketing, como filosofia, tem como objetivo chamar a atenção do cliente, mostrando o valor que seu trabalho tem.
E como você pode fazer isso no SEU negócio e na sua carreira, de forma ética e ainda assim conseguir ser vista e escolhida pelo seu cliente?
O Marketing ajuda seu futuro cliente a pensar sobre o que você vende, mesmo que você não tenha ofertado nada.
O Marketing de Conteúdo é uma forma de você criar conteúdos relevantes e informativos, que naturalmente chamará a atenção do cliente - sem ser uma publicidade direta e incisiva.
Falar sobre sua área de maneira INFORMATIVA não é proibido, muito pelo contrário, é um favor e um serviço para as pessoas.
As pessoas estão buscando fontes seguras e éticas para entenderem melhor sobre determinados assuntos. Elas leem no Google uma descrição do que procuram, mas daí, em seguida, podem cair no seu site e lerão algo que VOCÊ escreveu sobre aquilo (talvez seja exatamente isso que aconteceu com você agora, você pode ter "caído" aqui) ou podem ver que você tem conteúdos em outras redes.
Pensa o quanto pesa você estar buscando uma informação importante e se depara com um profissional falando sobre aquele assunto de uma maneira tão apropriada, segura e honesta?
Passar uma informação segura é o que as pessoas mais buscam num especialista. As pessoas estão tão inseguras recebendo tão carga de informações que não sabem mais em quem confiar. Pense em você ser essa fonte confiável para elas.
É aqui que entra a força do Marketing de Conteúdo para os profissionais liberais.
Eu defendo muito a ideia de que nós, enquanto profissionais, podemos e devemos ter a nossa liberdade de criarmos nosso conteúdo.
Você pode contratar quem ajude você? Pode, claro.
Entretanto, a ideia central aqui é trabalhar com os recursos que você já tem, usando a sua autenticidade. Sendo você.
Existe um "quê" especial (acho que isso é meio antigo de se dizer, né hehe) quando a mensagem é passada na naturalidade, sabe?
O essencial é simples.
E, nesse processo, cada um vai encontrar seu jeito.
Talvez você goste de gravar podcast.
Talvez se adapte em fazer lives frequentes.
Talvez goste de stories (é o meu jeito preferido, porque sai naturalmente com as coisas do dia a dia).
Talvez resolva ter um blog.
Talvez queira arriscar num primeiro ebook.
O fato aqui é: não importa!
Se não conseguir fazer em um dia, faz no outro. E assim por diante.
Não paralisa porque hoje não deu.
Você precisa se EXPERIMENTAR - sem forçar nada, sabe?
Tem que ser massa, sabe? Você tem que curtir fazer.
"Ah, preciso fazer isso porque todo mundo fala que tem que ser assim".
Lembra da mãe e pensa: "mas tu não é todo mundo, meu filho" hehehe
De fato, não somos.
O mais legal é você ir se descobrindo, sem deixar de pensar no fundamento por trás disso: distribuo informação porque sei o valor que ela tem, auxilio pessoas com esse conhecimento, porque vou falar sobre o que eu sei e de minha experiência, e contribuo para minha visibilidade no mercado.
Sim, não há nenhum problema em ser visto.
Não há nenhum problema em querer ser escolhida no seu mercado.
Não há nenhum problema em vendermos nossas ideias.
Nós estudamos muito para ficarmos escondidas.
Com amor,
Roberta Souza.