Como criar conteúdo de valor no instagram?

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
22 Março, 2022

Essa semana completei 10 mil seguidores no instagram.
Estou feliz, mas eu estou aqui para dizer para você que não é esse número que garantiu as boas vendas no meu negócio, ao longo desses 5 anos que tenho a conta lá.

A minha pergunta norteadora sempre foi: para quem, ao invés de para quantos.
Sempre me importei muito com a QUALIDADE da minha produção de conteúdo. E antes que você pense que isso que falo é sobre a beleza dos posts, não, não é isso. É pela verdade que eu entrego nos textos - tanto de feed como story.
Eu me dedico mesmo. Eu me importo.
Redes sociais para mim é trabalho. É onde eu consigo me aproximar de uma maneira muito rápida com as pessoas.
Como empresária é preciso ver valor nessa oportunidade.

Muito mais importante que like, é a disposição que você tem para estar criando um conteúdo que você mesma gostaria de consumir - esse já é o primeiro filtro.

Nesses 5 anos, construí um Manual de Princípios que rege minha produção de conteúdo:

  • Criar um conteúdo que me orgulhe e não me envergonhe (nunca criei nada polêmico ou ofensivo);
  • Criar um conteúdo de que de fato ajude as pessoas, em termos práticos;
  • Criar um conteúdo que seja autoral: que as pessoas possam me sentir através dele;
  • Criar um conteúdo cujo teor eu mesma aplique no meu negócio;
  • Criar um conteúdo que exalte meus pontos fortes (a escrita);
  • Criar um conteúdo autoral inclusive nas imagens: 90% das fotos e vídeos do meu próprio banco de imagens;
  • Criar um conteúdo em que eu me sinta conectada com o coração da pessoa - faço até mais desse tipo do que conteúdo técnico. O site retrata isso também;
  • Criar um conteúdo que seja fácil e didático, sem uso de termos difíceis;
Primeira palestra que apareci com minha tatuagem à mostra. Foi o post que mais bombou, organicamente, nesses 5 anos. E isso aconteceu graças ao caráter pessoal que entreguei ao texto.

A criação tem muito a ver com o fato de que eu não vejo distância entre CPF e CNPJ. Veja bem, a entrega de um serviço pressupõe uma proximidade enorme com o cliente, a pessoa opta em comprar de você, e não é só pelo serviço, é pela pessoa que você é. Na minha cabeça não tem "abre o compartimento profissional", agora fecha e abre a pessoa. Somos uma só.

Por isso, eu sempre entendi que a produção de conteúdo de valor é aquela que consegue transmitir CONFIANÇA para as pessoas. Eu sempre pensei: se a pessoa se conectar com esse meu texto, ela estará muito propensa a comprar algo meu. E o melhor, uma pessoa alinhada com os mesmos valores que eu - por isso que meus clientes viram meus amigos.

Eu modifiquei o meu olhar sobre esse processo quando eu entendi a técnica e o sentimento por trás dessa dinâmica. Primeira coisa para analisar é que isso não deve ser o escape para garantir a promoção do seu negócio, nem a solução para todos os outros problemas dentro da empresa. É simplesmente a vontade e a disponibilidade de querer estar perto, de construir relação genuína.

Você não precisa mostrar sua intimidade, nem eu faço isso.
Mas você precisa trazer pessoalidade, e isso a gente pode fazer de maneiras muito simples. Exemplo: a forma como estou escrevendo para você sobre produção de conteúdo é pessoal, é a forma que EU estou explicando. Outra pessoa, agirá de acordo como ela é. A mesma coisa na sua profissão: você pode achar que tem muitas pessoas falando e fazendo as coisas tudo muito parecidas, mas a forma como você faz é só sua. É ser você dentro do seu negócio: seu jeito de falar, seu jeito de comunicar.

Conteúdo de valor começa com likes e termina em venda quando as pessoas conseguirem sentir quem você é. É muito mais que um conteúdo de Google, que diz o que é "tal coisa", é um retrato de como você vive seus dias. Um recorte. Não é BIG BROTHER, nem deve ser.

Lembre-se:

O que é óbvio para você não é para o seu seguidor/cliente.

Portanto, fale, apareça e escreva sobre 3 pontos fundamentais:
- Quem você é;
- O que você faz;
- Como você faz - mostrando a importância, o cuidado e amor por trás de cada detalhe do negócio.

Não que isso seja regra, mas sempre funcionou muito bem pra mim.
Não tem muito mistério, é praticamente documentar o que acontece no seu dia a dia, entende? Escrevendo o porquê fazer tal coisa de uma determinada forma IMPACTARÁ a vida do cliente.

Se estou fazendo um curso, falo o porquê aquilo é importante para o meu cliente, o porquê aquilo importa para o meu negócio. É mais do que dizer: "Congresso em São Paulo", entende?

Escreva e/ou fale mais sobre o que importa para você. Vai fazer muita diferença na relação com as pessoas e no caixa do seu negócio.

Com amor,
Roberta Souza.

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