Você sabe quantas pessoas procuram pelo seu trabalho durante uma semana?
Você sabe o percentual de agendamento/fechamento de negócios por semana: x me procuraram e x fecharam?
Você acha que hoje precisa de mais clientes?
Lanço o desafio de você anotar os contatos das pessoas que procuram por você durante essa semana e entender com quantos efetivamente fechamos o negócio, fizemos o agendamento da consulta, etc.
Do que estamos falando aqui?
Sobre TAXA DE CONVERSÃO.
Essa taxa é capaz de dizer para você se o que você está investindo em tempo e dinheiro está valendo a pena, seja na dedicação do marketing como na hora de explicar o serviço para o interessado.
Como calcular uma taxa de conversão:
Número de pessoas que me pediram orçamento: 10
Número de fechamento (conversão) : 7
Cálculo: 7/10 = 0,7
Como saber se a minha taxa de conversão é boa?
Essa análise é bastante relativa, no meu exemplo acima, o número de conversão foi ótimo. De 10 pessoas, 7 fecharam. Tá ok.
Mas, por exemplo: de 10 pedidos de orçamentos, eu fechar só 1... OPA, alerta!
Nessa hora, você deve se perguntar:
Por que os outros 9 não agendaram? (nessa hora, não busque por acontecimentos externos, olhe para o seu negócio).
Daí você começa a abrir o processo da venda em si, pergunte-se:
- Meu marketing está bom o suficiente para ele já vir com muita vontade de agendar? O papel do marketing é atrair esse cliente para você, se essa conquista está fraca, você vai precisar falar muito para tentar fechar a venda. Agora, se você está sempre presente no seu marketing, falando, mostrando seu trabalho...isso conta muitos pontos na cabeça do cliente na hora dele te dizer SIM;
- Quem está falando com o interessado? Você envia uma resposta automática ou um humano mesmo responde?
- A forma de responder esse cliente é CRUCIAL: eu tenho algumas estratégias para aumentar minha conversão que é conversar com o cliente antes de fechar a inscrição no curso, e faço isso via áudio. Dá trabalho? Bastante, mas compensa.
Aqui vai um roteiro simples:
A taxa de conversão é um dos pilares mais importantes do negócio porque não adianta investir em marketing, aparecer nos stories todos os dias, pagar agência, se você não sabe exatamente como fazer o fechamento com esse cliente quando ele chega até você.
Se você não fez a planilha, faça, e use-a como prática diária - você conseguirá enxergar exatamente onde está o furo do processo.
Quando você tem um olhar 360 para o negócio, você chega na raiz do problema: imagina quantas estratégias você coloca em prática sem saber exatamente o que está querendo resolver.
Assim como também pode ser: ninguém me procura ou poucos me procuram para ter uma boa conversão. Então, nosso problema não é conversão e, sim, captação. Daí já é outro papo, para outro post.
Para hoje, concentre-se em converter quem já está batendo à sua porta - nem sempre precisamos estar atrás de novos clientes, às vezes é preciso dar atenção para quem já está chegando até você.