O mentor sempre é alguém que auxilia, não só pelo o que estuda, mas do que realmente vive, como empresário e aprendiz. É um conjunto muito bonito de teoria e prática, academia e mercado.
Como o mentor é alguém que vai auxiliar no que ele também traz de experiência do que fez com ele mesmo, das conquistas que conseguiu para a sua vida, você pode buscar por mentores de acordo com a necessidade que você tem no momento: se tem dificuldade de posicionamento, busque por um mentor que saiba muito bem disso e que você admira justamente por esse ponto; se precisa de um olhar específico sobre o financeiro, por exemplo, busque por um mentor da área financeira ou contábil.
Ou seja, você sempre pode procurar por um mentor que tenha uma trajetória como a que você também quer fazer, ou dentro das necessidades mais urgentes do negócio, pois ele vai compartilhar com você os caminhos que ele fez, o que deu certo e o que deu errado para ele. E o mais potente de tudo: o passo a passo de como ele fez. ESSE É O GRANDE VALOR DE UM MENTOR. Pois você economizará muito tempo.
Essa sem dúvida é uma das coisas mais mágicas de ser uma mentora, é o processo de como se dá tudo isso pra mim.
Quando a pessoa chega e fala pra mim :
“Roberta, eu quero ter a minha própria consultoria”
“Eu quero organizar o meu negócio”
“Eu quer ser referência na minha área”
“Quero saber mostrar o meu valor pras pessoas”
É muito interessante porque eu olho pro negócio e consigo entender exatamente o momento que a pessoa está e eu consigo ver tudo concretizado, porque foi assim que fiz comigo. Olhei lá na frente e entendi o que eu precisava fazer hoje.
Eu faço esse olhar de trás pra frente, meu olho é treinado para isso, volto até o momento atual e dou para a pessoa o passo a passo, em sequencia. Eu faço isso há 13 anos. Acho que é uma mistura de dom com experiência prática.
Uma das coisas mais legais de ser mentora é a capacidade de olhar tudo em sequencia. Os passos precisam ser bem feitos, com estratégia, pois cada parte do processo será importante para o que vem a seguir. Tudo o que dá certo funciona assim.
Depois disso, de entender o que você quer e analisar o momento que seu negócio ou sua carreira está, é hora de estruturar o que precisa ser feito.
E nesse momento algo muito importante precisa acontecer: Ordem para executar as ideias!
Porque quando se tem muitos objetivos "na mesa", a tendência é não fazer nada.
Faça uma coisa de cada vez! Essa é a minha regra como mentora: não adianta atropelar e ficar ansiosa pois isso vai atrapalhar o processo. É melhor entender o ritmo que você está disposta a ir. E deixe isso bem claro para sua mentora.
Faça um plano junto com ela de como serão executados esses passos, pois a tendência é misturar tudo e não conseguir sair do lugar, é daí que vem a frustração. Fique atenta nessa parte.
Estipule o que vai fazer em cada semana, tenha calma e faça tudo bem feito!
Esse é o solo perfeito para o negócio que dá certo.
Um bom processo de mentoria é capaz de trazer uma nova história para sua vida!