Seu negócio está dando certo?

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
21 Setembro, 2022

A gente se faz essa pergunta muitas vezes durante o caminho e eu lembrei de algo da minha própria trajetória, de como eu entendi que estava tudo dando certo. E hoje quero compartilhar com você, talvez faça você olhar as coisas de outra maneira e traga mais paz ao seu empreender.

Você precisa compreender quais os indicadores O SEU NEGÓCIO TRAZ. Se você fica olhando só para um ponto, pode não estar vendo todas as coisas boas que já estão acontecendo.

Eu notei algo muito especial desde que eu virei empreendedora há 13 anos: eu notava que as pessoas que chegavam até mim eram pessoas muito legais, pessoas admiráveis, pessoas do bem mesmo. Eu tinha vontade de conversar com essas pessoas, estar com essas pessoas, eu sentia de fato que a gente compartilhava valores e por isso a relação era muito forte desde o início.

Isso ficou tão forte pra mim que eu comecei a perceber que esse era de fato um indicador que eu merecia olhar com mais atenção. Era como se eu tivesse descoberto uma nova "régua" para medir as coisas, entende?

E por que eu estou falando isso para você?

Porque eu quero que você pense sobre isso e tenha sempre em mente quais são os indicadores que você vai usar, qual a régua que você vai medir os seus resultados. (Se você usar a régua errada, talvez ache que nada está indo bem).

Se eu utilizasse outros indicadores, eu pensaria: será que estou mesmo dando certo?

É claro que a gente não vai ser ingênua e se "agarrar" em indicadores que não mostram resultados. Esse é um indicador de resultado para o meu negócio, porque são:

  • Pessoas do bem
  • Pessoas qualificadas tecnicamente
  • Pessoas que estão comprometidas em aplicar o que aprendem aqui
  • Pessoas que permanecem na minha carteira de clientes por muito tempo
  • Pessoas que compram mais de uma vez

Além de entender quem são essas pessoas e quais os comportamentos delas, dentro do seu negócio, você ainda pode criar produtos, serviços, formas de atender, materiais, processos...pensando no que esse tipo de cliente que você atrai quer ou precisa.

Mais do que olhar para o indicador certo é saber explorar isso como um diferencial para o seu negócio, criando uma vantagem competitiva única.

E mais do que entender se o seu negócio está indo bem é você usar essa certeza de quem você é, do que você está construindo e da atitude que está tendo com as pessoas - de você usar isso como um balizador e então, todas as vezes que você tiver a ilusão de olhar pra fora e bater aquela insegurança, pare e pense nisso.

"Pense na forma como você está construindo sua reputação, olhe em volta e veja o que já fez, as pessoas que conquistou, o trabalho que já entregou".

Quando você fez bem pra si e para o outro, não tenha dúvidas sobre estar no caminho certo.
E, se mesmo assim, se não estiver conseguindo viver disso, estude mais sobre empreendedorismo, sobre como vender e ofertar seu trabalho, sobre como estruturar toda essa base melhor, que é exatamente o que o Elemento Beta se propõe.

É por esse caminho do bem que você poderá se reconstruir e recomeçar quantas vezes forem necessárias, porque jamais poderão ser arrancados de você seus valores, quando esses forem os norteadores do seu caminho. Seja fiel a você, escolhendo a estrada que traz paz ao seu coração.

Não se iluda com indicadores alheios, eles podem distrair demais e fazer você questionar o que você já sabe que é o certo - pra você.

Cada um tem seu próprio caminho. Seja firme no seu, porque já tem muita coisa boa acontecendo aí pra você - está conseguindo enxergar?

Acredite: esse ímã nunca falha. Muita gratidão a Deus por tudo o que vivo no meu empreender e por todas as pessoas maravilhosas que conheço.

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