O medo anda junto com a coragem

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
20 Fevereiro, 2024

Eu já tive grandes pontos de virada no meu negócio, mas do qual eu mais me lembro foi o primeiro.

Depois do mestrado em Portugal, abri uma agência de Relações Públicas com uma amiga. Fiquei 7 anos nesse modelo de negócio e experimentei todas as angústias de ser empresária:

- o medo de cobrar;
- a falta de gestão no negócio;
- falta de visão;

Na mesma proporção da inexperiência, tinha muita vontade, eu queria aprender, queria melhorar - e mal sabia eu, eu estava sendo treinada para o que eu faço hoje (absolutamente nada é em vão).

Ainda que tivesse um bom resultado, a agência não conseguia garantir um pró-labore que me permitisse, eu, enquanto CPF, planejar minha vida. É por isso que eu falo tanto que não existe separação de CPF e CNPJ. Não adianta só a empresa estar saudável e você, não.

Nesse momento de mudança, eu olhei para os meus pontos fortes e as oportunidades que existiam no mercado e constatei que os profissionais liberais precisariam começar a entender sobre negócios e empreendedorismo se quisessem se posicionar em seus mercados.

Foi assim que eu criei a minha primeira mentoria, eu tinha conhecimento técnico e tinha experiência de mercado - e mesmo assim, eu estava arriscando, eu tinha dúvidas, óbvio, mas eu ACREDITAVA completamente no que estava fazendo!

Eu estava mudando todo o modelo de negócio, ou seja, como a minha máquina funcionava. Embora as peças eram as mesmas, a engrenagem iria rodar de uma outra forma.

Por trás de todos os palcos que nós enxergamos, existem pessoas que apostaram em si, antes de qualquer coisa.

Você pode dominar técnicas, mas todo momento de virada vai exigir que você tenha domínio de si!

Olhe hoje para um momento de virada que você já viveu no seu negócio e lembre-se de que junto com as incertezas, a coragem também estava ali.

Não esqueça: quem tem medo, também tem coragem, na mesma medida!

Com amor e entusiasmo,
Roberta Souza e Silva

Continue lendo:

Primeiro somos, depois fazemos

Num mundo que valoriza tanto o fazer e o ter, está na hora de falarmos sobre o SER. Temos tido uma cobrança excessiva...

7 princípios para quem busca um posicionamento original nas redes sociais

O objetivo primeiro de estarmos aqui é criarmos relacionamento. Por isso, se chama "redes sociais" e não...

7 dias sem celular: menos distração, mais excelência!

Meu celular parou de funcionar na sexta à noite e tenho tido muitos aprendizados desde então. Eu sou fã e grudada no...