Como escolher o nicho certo?

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
7 Dezembro, 2021

Hoje de manhã eu estava vendo uma live com a Carol Cantelli - ela é arquiteta. Hoje, uma grande influenciadora no mundo digital.
E nessa live, ela disse: eu não me vejo mais falando de piso, gesso...eu tenho vontade de falar do mundo digital, de marketing, tenho vontade de encorajar as pessoas de outras formas.

Como isso te soa: estranho ou você pensa que está passando pela mesma coisa?

Com o mundo digital, esse tipo de sentimento vai ser cada vez mais comum, pode acreditar.
Anota o que eu vou te dizer: o digital é um grande processo de autoconhecimento. Porque toda vez que eu falo, gravo stories ou escrevo, eu preciso pensar: quem sou eu e qual mensagem eu quero passar para as pessoas.

Então, vai ser muito normal (e cada vez mais) que a gente pense mais sobre isso - longe de uma visão industrializada do SER - e, quanto mais pensarmos, mais vamos experimentar, descobrir e nos aproximarmos de coisas que não notávamos antes.

Muita gente me relata a dificuldade de escolher um nicho OU as dificuldades de trocar de nicho.

"Beta, nunca sei se devo continuar trabalhando com tal nicho, não sei, já não sinto mais aquele amoooor..."

É muito normal que o nosso negócio mude a medida em que nós também mudamos. Não tem nada de errado com isso, o importante é a gente se realinhar com aquele novo que brilha dentro de nós.
Separei algumas perguntas para te ajudar:

1) Você gosta de resolver os problemas do seu atual nicho? Ou todas as vezes em que você recebe um email ou um whats perguntando algo, você pensa: "que saco!"
Ou, você pega o celular: 'Nossa, amei receber teu recado, eu vou amar te ajudar!"
(perceba o sentimento que está vindo nessa hora pra ti.)

2) Você tem tesão infinito por estudar cada vez mais sobre seu nicho? Ou tem aquele outro que tem chamado mais a atenção?

3) O que tem mudado em você desde que você se viu ou se formou nessa profissão?
O que mudou no seu modo de pensar desde então? O que você tem feito com esse novo olhar? Tem falado sobre isso, ou até mesmo já incorporou uma nova estratégia com isso?

4) Qual é a sua nova voz hoje?

Se você fechar os olhos, nesse momento, e imaginar que eu estou abrindo o seu insta ou um email seu, pense:

- o que estará escrito lá e como você dá vida à essa nova mensagem que está esperando um espaço para se libertar?

Minha intenção hoje é te dizer que difícil não é ter boas ideias para o negócio, mas assumir-se e aquietar-se na constância da posição que nós escolhemos.

Continue lendo:

Como fechar mais orçamentos?

Você sabe quantas pessoas procuram pelo seu trabalho durante uma semana? Você sabe o percentual de...

Como aparecer no seu mercado sem se autopromover?

Você já parou para pensar nas pessoas que você admira hoje? Consegue identificar algum ponto comum entre elas?...

Como ser reconhecida nas redes sociais?

Há pouco tempo, cerca de 20 anos, profissionais liberais terminavam a graduação, colocavam a placa no consultório, do...