Você se lembra de como você estava em outubro de 2021?
Na medida em que vamos avançando, dando nossos passos, vamos também esquecendo o que já conquistamos. Perdemos a noção de tudo o que já foi construído.
Se olharmos para o hoje, conscientes do que já conquistamos, da CORAGEM que tivemos, estaremos prontas para projetar o futuro.
Se perdermos a nossa referência com o passado, ficaremos perdidas e soltas no tempo.
A nossa história sempre nos lembrará de quem somos e para onde estamos indo.
Quando você entende que seu processo é o seu verdadeiro legado, você tem mais que uma história nas mãos: VOCÊ TEM UMA LIÇÃO DE CORAGEM PARA COMPARTILHAR!
Tem histórias que são só histórias, e tem histórias que viram lições!
5 anos como mentora e muitos arrepios de transformações que acompanhei de perto. Quanta gente maravilhosa já passou pelos meus cursos! A gente tem muitas LIÇÕES de CORAGEM aqui.
A gente vai contar essas LIÇÕES durante todo o mês de outubro, através de LIVES que acontecerão nas SEGUNDAS, QUARTAS e SEXTAS, no meu instagram.
Hoje, de manhã, comecei eu contando minha história e um dos momentos mais emblemáticos pra mim.
A minha primeira turma de mentoria, que eu lancei em 2017, depois de oito anos empreendendo como agência de marketing, foi muito fácil de vender. Claro, tinha uma demanda reprimida no mercado.
Só que esse resultado me deu uma expectativa muito grande para a segunda turma, e aqui mora o perigo.
Para minha surpresa, a segunda turma foi muito difícil de fechar e eu tinha muitos motivos, naquela hora, para desistir, até porque eu podia voltar para o que eu fazia antes - mas o meu sonho de tornar a minha vida melhor e meu negócio melhor, era muito maior do que qualquer desculpa que eu poderia inventar pra desistir.
E, naquele momento, com uma mentalidade preparada para esse processo de mudança, eu entendi que precisava trabalhar melhor meu posicionamento, minha imagem e vir com uma inovação para o meu mercado.
Foi aí que tudo mudou e eu contei tudo isso na live de hoje.
É mais fácil desistir do que olhar para o que está acontecendo e ver as oportunidades que tem ali, porque isso vai exigir que você olhe para as coisas de uma NOVA maneira, vai fazer você quebrar seus padrões.
Muitas vezes quando não vendemos, achamos que o serviço não é bom e vamos lá e fazemos mais um curso técnico.
A grande verdade é que você precisa aprender a VENDER o que já sabe, e trazer isso de forma ATRATIVA para o mercado. É por isso que todo profissional liberal deveria entender de marketing e vendas.
E foi exatamente a lição que eu aprendi naquele momento.
Toda vez que você pensar que o mercado não está aceitando seu serviço, pergunte-se como você pode SE POSICIONAR MELHOR (Tem algum tema de casa para ser feito aî).
Diplomas são lindos, e eu amo os meus, assim como você deve amar os seus e ter o maior orgulho deles. Ainda assim, todo conhecimento precisa ser monetizado para que possamos viver do que amamos. Só o conhecimento técnico não adianta.
É por isso que minha fala é para quem vende SERVIÇO, porque eu sei o quanto é desafiador vender algo que não se vê.
E por isso que mostrar a pessoa confiável que você é importa tanto.
E saiba: é totalmente possível ter um negócio sustentável pautado na sua verdade e no seu verdadeiro preço.
O que podemos aprender com tudo isso?
O que normalmente acontece: quando a gente não tem o resultado esperado a gente se encolhe, baixa preço, começa a duvidar se é boa, pensa que tem mesmo muita gente no mercado, "quem sou eu na fila do pão?"
O que eu fiz? Eu acelerei e de uma forma inteligente: trabalhei minha imagem, trabalhei meu posicionamento, inovei no meu mercado e aumentei o preço na terceira turma - que foi essa que eu dei a virada - porque eu tinha certeza da qualidade do meu produto.
Quando a gente não duvida do que estamos entregando para as pessoas, a gente passa essa segurança pro cliente, e isso muda TUDO.
Quando você não atingir um resultado, saiba que ali tem coisa pra você trabalhar, não desista, melhore!
Possivelmente seu gargalo na está na qualidade da sua técnica ou do seu serviço, está na dificuldade de se posicionar para conseguir vender.
Como empreendedoras, teremos muitos e muitos desafios.
O importante é você conhecer cada vez quais habilidades para ser uma empresária melhor.
Ainda bem que você está no lugar certo!
Com amor,
Roberta Suza.