Como estruturar uma empresa?

Roberta Souza e Silva
Roberta Souza e Silva
31 Maio, 2022

Para tudo na vida e na natureza existem princípios.
Se você solta uma xícara que está na sua mão, o que acontece? Ela cai. É uma Lei da Física, isso a gente já sabe.

A mesma coisa acontece no negócio: embora temos dado muita atenção às redes sociais, que são ferramentas, a grande verdade é que o nosso negócio não é o Instagram.

Nosso negócio, assim como as leis da Física, é regido por Princípios para que funcione de forma harmônica entre todas as suas peças.

Negócios de sucesso são regidos por Princípios básicos que não devem ser deixados de lado.

Hoje falaremos então sobre como estruturar uma empresa e, mesmo que você seja uma profissional liberal, sim, você já tem uma empresa nas mãos.
O que vou apresentar para você pode ser considerado um GUIA de como organizar, inclusive, as várias ideias que você deve ter anotadas por aí.

  • Faça o seguinte:
  • Abra o Drive: é bem interessante que você comece a colocar as informações do negócio na nuvem - a estruturação do negócio já começa por aí.
  • Crie uma apresentação.
  • Vá colocando os títulos abaixo em cada uma das páginas.

GUIA de estruturação de negócios:

  1. Por que você faz o que faz? (ótima pergunta para você reforçar sua missão)
  2. Direção do negócio - para onde você quer levá-lo? (exercício de visão)
  3. Fundamento do Negócio (como a engrenagem da sua máquina funciona hoje)
  4. Conhecimentos que você tem (faça uma lista do que você sabe, talvez tenham coisas para adicionar na sua lista de serviços)
  5. Produtos (leia-se serviços) oferecidos
  6. Ideias de novos serviços
  7. Plano de Vendas e Funil de Vendas (como funcionam as vendas: processos internos, metas e estratégias de vendas)
  8. Seu posicionamento atual (para quem é e que lugar você ocupa no seu mercado)
  9. Conteúdo pensado para esse posicionamento (pergunte-se se seu conteúdo está conversando com isso que você escreveu acima)
  10. Raio-x atual: faturamento, número de clientes ativos, valor hora
  11. Oportunidades que você tem no seu mercado hoje?
  12. O que existe no universo da sua marca?
  13. Quais sensações você quer transmitir para quem vê qualquer coisa de você?
  14. Quais os valores que regem sua empresa e como você faz para as pessoas sentirem que eles são reais e aplicados?
  15. Quais são as suas funções dentro da empresa hoje?
  16. Quais os pontos fortes do negócio hoje?
  17. O que precisa ser melhorado o quanto antes?
  18. Como potencializar os pontos fortes para sustentar ainda mais esse posicionamento?

Você pode ir preenchendo cada uma das páginas e criando o Guia Estrutural da sua empresa. E as ideias que você tem anotadas, você pode ir encaixando nas páginas correspondentes: ideia de conteúdo, coloca na página de conteúdo; alguma mensagem que você recebeu de uma cliente que ela comenta o porquê gosta tanto de você, escreva isso lá na página do posicionamento - vai te ajudar a entender em que lugar do mercado você está - para quem e o porquê você importa para elas.

Razões de você fazer o seu GUIA:

  1. Você vai olhar para o seu negócio de uma nova perspectiva - isso pode impactar positivamente seus próximos passos
  2. Você vai relembrar ou descobrir seu posicionamento
  3. Você vai olhar seu negócio "de cima", numa visão mais ampla e, por isso, com mais chance de ver os pontos fortes e os pontos fracos
  4. Você vai usar o Guia como uma bússola e, talvez, se na hora que receber um convite para algum novo projeto, você olhar o seu Guia, saberá dizer SIM ou NÃO
  5. O Guia é o Waze do seu negócio - você pode até atalhar, mas ele vai recalcular o tempo de chegada - se a parada for estratégica, está valendo, caso contrário, não desvie a rota
  6. Vai mantê-la focada
  7. Vai lembrá-la da sua IDENTIDADE para você saber que o seu caminho você precisa construir com suas próprias características e valores
  8. Vai fazer você ver tudo o que já tem e que pode explorar ainda mais seus talentos e o resultados que já tem no negócio.

É exatamente isso que me proponho a ensinar no meu curso Elemento Beta.
A partir de uma estruturação bem feita, seu negócio estará pronto para crescer sem precisar voltar para arrumar a fundação. E, se precisar voltar, você saberá o que deve ser feito porque estará munida com os princípios elementares de um negócio que funciona.

Com amor,
Roberta Souza.

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