As redes sociais levantaram uma questão muito latente na vida de todas as empreendedoras: a possibilidade e a necessidade de estarem presentes no mundo digital, facilitando a divulgação do trabalho e a chegada de novos clientes.
Então surge o primeiro desafio:
"Nunca sei o que postar."
Sabe onde eu me inspiro para criar conteúdo? Da vida. De tudo o que acontece ao meu redor. Na semana passada, passando pela rodoviária de Porto Alegre para ir ao litoral visitar uma amiga, tive uma baita aula de negócios com uma lancheria de lá: eu cheguei determinada a só tomar um café e carregar o celular (você vai entender vendo a história completa aqui), que me custaria uns R$2,50 e saí de lá pagando R$ 22 - de tão bom que era o atendimento. Virou até destaque lá no meu insta.
Falei sobre o quanto queremos que o nosso negócio dê certo e esquecemos de, por exemplo, OFERECER nosso trabalho.
Independente de qual necessidade você tenha no seu negócio hoje, posso garantir para você que a solução é algo muito simples. A maior parte dos problemas de um negócio pode ser facilmente resolvido fazendo o "feijão com arroz": conquistando e atendendo bem seus clientes, com um planilha financeira do lado, para garantir que a operação esteja dando lucro.
Eu me inspiro na vida! Quanto mais você exercitar seu olhar, não só a vida vai ser melhor como você vai ver que tudo pode virar conteúdo.
Quando olhamos a vida com vontade, tudo fica muito interessante.
Arrisco-me a dizer que a nossa falta de criatividade vem da nossa falta de sensibilidade de ver e sentir a própria vida.
A gente já tem tudo o que precisa para criar conteúdos ótimos e AUTORAIS - que tem a tua cara, sabe? Porque ali vai ter a tua visão das coisas - e isso é que vira o jogo quando o assunto é posicionamento. Vou te sugerir atividades muito simples que faço comigo para exercitar minha criatividade e o meu despertar: para estar com os olhos sempre abertos para a beleza da vida e a todas as narrativas que acontecem em volta de mim.
Todas as coisas que eu faço, além de exercitarem minha criatividade pela exposição a novos estímulos, me dão mega inspiração para falar sobre o modo como lidamos com nosso negócio - que é minha área.
Numa aula de yoga, por exemplo, a gente precisa de foco, para não cair, mas também de leveza, para fluir entre as posições. Só disso, já tiro um insight para o mundo do empreender: se eu fico só focada, sem me sentir no processo, sem me sentir conectada com o que estou fazendo, vou chegar "mortinha" no final do dia, com a sensação de cansaço/tristeza. Pego esse insight e crio conteúdo - seja feed, stories, texto parao blog, podcast, vídeo - você pode definir o formato e o canal.
Independente da sua profissão, você vai ver que tudo o que acontece ao seu redor você pode passar o "filtro" do seu negócio, com o conhecimento e a experiência que você tem.
O que aparece na ponta do iceberg é "eu nunca sei o que o postar" e eu te convido a refletir sobre como você está percebendo a própria vida.
A regra é clara: estimule-se mais e sinta as ideias, coincidentemente, surgindo por aí.
Com amor, Roberta Souza.